Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2304
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_734.pdf249.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Principais resultados da pesquisa domiciliar sobre a previdência rural na região Sul do Brasil (Projeto Avaliação Socioeconômica da Previdência Social Rural)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 734: Principais resultados da pesquisa domiciliar sobre a previdência rural na região Sul do Brasil (Projeto Avaliação Socioeconômica da Previdência Social Rural)
Main results of the household survey on Rural Social Security in Southern Brazil
Authors: Delgado, Guilherme Costa
Cardoso Jr., José Celso Pereira
Abstract: O texto apresenta parte dos resultados da pesquisa de campo realizada no 2º semestre de 1998, junto a 6 mil domicílios das regiões Sul e Nordeste do Brasil, destinada a avaliar os impactos socioeconômicos da Previdência Rural. Este sistema prima por promover uma redistribuição de renda muito importante junto a um segmento da população originária do campo e historicamente excluída das conquistas sociais do país. Os resultados mostram que a renda domiciliar das famílias contempladas com o seguro previdenciário rural está, em média, 16% acima da renda domiciliar de famílias sem acesso aos benefícios pagos pelo INSS. Isto permite manter cerca de 85% das famílias pesquisadas da região Sul e 62% das do Nordeste acima da condição de pobreza, tendo por base 1/2 salário mínimo domiciliar per capita (ou cerca de 60 dólares por ocasião da pesquisa). Nos domicílios sem acesso aos benefícios, esse índice cai para 60% na região Sul e para apenas 26,5% no Nordeste. Essa situação sustenta uma avaliação positiva do programa previdenciário rural, que tem no idoso (homens com idade superior a 60 anos e mulheres maiores de 55 anos) o centro de um processo de revitalização da economia familiar rural.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.