Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2308
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0525.pdf38.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Investimentos em educação e desenvolvimento econômico
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 525: Investimentos em educação e desenvolvimento econômico
Investments in education and economic development
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Mendonça, Rosane Silva Pinto de
Abstract: Uma das dificuldades em se avaliarem os impactos de investimentos em educação advém do fato de que estes não apenas influenciam as condições de vida daqueles que se educam (efeitos privados da educação), mas também geram uma série de externalidades sobre o bem-estar daqueles que os rodeiam. Além disso, os efeitos destes investimentos são não só variados, como possuem várias dimensões. Por um lado, podem ser concretizados via melhoria na qualidade ou na quantidade da educação. Por outro, pode-se diferenciar os investimentos em educação de acordo com o nível em que ocorrem, podendo estar relacionados a uma melhoria na educação fundamental, secundária, superior ou técnica. Este estudo se limita a avaliar o impacto de uma expansão quantitativa sem contudo avaliar o impacto de melhorias na qualidade da educação. A análise é realizada para o sistema educacional como um todo e, portanto, sem a desagregação por nível educacional. Mais especificamente, o que procuramos avaliar é o impacto de aumentos na escolaridade esperada da população em idade escolar em um dado momento no tempo (escolaridade sintética) sobre o desenvolvimento socioeconômico futuro.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.