Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2311
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_716.pdf137.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Modelos de previsão para a exportação das principais commodities brasileiras
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 716: Modelos de previsão para a exportação das principais commodities brasileiras
Forecasting models for the main Brazilian export commodities
Authors: Castro, Alexandre Samy de
Rossi Júnior, José Luiz
Abstract: Este trabalho estima equações para o valor exportado e o preço externo das principais commodities brasileiras — café, açúcar, soja, minério de ferro, carne bovina, alumínio, cacau, suco de laranja e fumo —, que representam em torno de 25% do total das exportações brasileiras. Estimam-se modelos Vetoriais Auto-Regressivos (VAR) irrestritos e modelos em diferenças restritos. Testa-se a inclusão de algumas variáveis exógenas, quais sejam, as importações dos países industrializados, a taxa Libor e a taxa de câmbio real efetiva do dólar vis-à-vis uma cesta de moedas. Em seguida, compara-se a capacidade preditiva de ambos os modelos. No caso do valor exportado, os modelos VAR apresentam capacidade preditiva igual ou superior à dos modelos restritos, com exceção do suco de laranja. O mesmo se repete no caso do preço externo, com exceção do ferro e do cacau.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.