Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2318
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_779.pdf80.07 kBAdobe PDFView/Open
Title: Salário mínimo e pobreza no Brasil: estimativas que consideram efeitos de equilíbrio geral
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 779: Salário mínimo e pobreza no Brasil: estimativas que consideram efeitos de equilíbrio geral
Minimum wage and poverty in Brazil: estimates that consider general equilibrium effects
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Corseuil, Carlos Henrique
Cury, Samir
Abstract: As estimativas existentes a respeito do efeito do salário mínimo sobre a pobreza consistem em análises de equilíbrio parcial, que levam em consideração alguns poucos mecanismos de transmissão desencadeados pelo salário mínimo. Nosso objetivo é estimar o impacto do salário mínimo sobre a pobreza no Brasil, por meio de uma abordagem de equilíbrio geral, reunindo uma vasta gama de efeitos indiretos. A incorporação desses efeitos se torna possível na medida em que fazemos uso de um modelo de equilíbrio geral que permite estimar qual seria o nível de pobreza caso o salário mínimo fosse o único parâmetro a ser alterado na economia. Nossos resultados mostram que aumentos do salário mínimo têm efeitos negativos, ainda que diminutos, sobre o grau de pobreza, quando não se consideram os reajustes dos benefícios da previdência social. No entanto, nossas estimativas do efeito do salário mínimo sobre a pobreza passam a ser positivas quando incorporamos o aumento desses benefícios.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.