Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKume, Honorio-
dc.contributor.authorAnderson, Patrícia-
dc.contributor.authorOliveira Júnior, Márcio de-
dc.contributor.otherRios, Sandra M. C. Polónia (Apoio)-
dc.contributor.otherMaduro, Lúcia M. B. Z. (Apoio)-
dc.contributor.otherPeres, Eduardo de Lima Peeters (Participação)-
dc.contributor.otherLoureiro, Ana Cláudia (Participação)-
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialUruguaipt_BR
dc.coverage.spatialVenezuelapt_BR
dc.date.accessioned2013-12-23T22:07:55Z-
dc.date.available2013-12-23T22:07:55Z-
dc.date.issued2001-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2337-
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de identificar e avaliar as principais barreiras não-tarifárias (BNT) aplicadas pelos demais países do Mercosul às exportações brasileiras. Para isso, foram feitas entrevistas diretas com associações de classe e com empresas exportadoras de três setores selecionados (calçados, siderurgia e carne de frango) e enviados questionários a 4.494 firmas exportadoras brasileiras, sendo que só 412 os responderam. Nas entrevistas, as principais restrições identificadas foram: a) calçados: exigência de etiqueta com informações acima das requeridas usualmente e sua certificação apenas pelo Instituto de Tecnologia Industrial Argentina (Inti); licença prévia para importação; inspeção antes da expedição das mercadorias; e dificuldades nos trâmites aduaneiros; b) carne de frango: requisitos de certificados sanitários acima dos padrões exigidos nos principais mercados consumidores; aplicação do direito antidumping; e dificuldades nos trâmites aduaneiros; c) siderurgia: exigência de um selo de aprovação prévia para que os produtos destinados à construção civil possam ser vendidos no mercado argentino — Selo Iram; abertura de processos antidumping; e exigência de licença prévia à exportação com dados exatos sobre a carga. No caso dos questionários, uma lista com 16 barreiras não-tarifárias, divididas em barreiras visíveis e invisíveis, foi apresentada às empresas, para que elas identificassem qual (is) daquelas barreiras enfrentavam e lhe (s) dessem um grau de importância que variou de um (pouco importante) a seis (muito importante). Quanto às barreiras visíveis, as mais citadas foram: despesas com seguro e frete e gastos com aduana no país importador. Com relação às barreiras invisíveis, as mais citadas foram: exigência de etiqueta, trâmites aduaneiros excessivos, inspeção prévia e requisitos de inspeção e testes. Diante das BNTs identificadas pelas empresas exportadoras, seja nas entrevistas ou nos questionários, conclui-se que os principais entraves às exportações brasileiras aos demais membros do Mercosul podem ser corrigidos por meio de medidas como: a) harmonização nas exigências contidas nas etiquetas e nas certificações sanitárias e fitossanitárias, com a aceitação por todos os países de certificados emitidos por órgãos governamentais, ou empresas previamente aprovadas, dos demais países membros; b) fim da aplicação dos direitos antidumping no comércio intra-Mercosul. A prática de dumping por parte de firmas dos países membros deveria ser avaliada e julgada pelos órgãos de defesa da concorrência; e c) adoção de procedimento aduaneiro único entre os países do Mercosul.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleIdentificação das barreiras ao comércio no Mercosul: a percepção das empresas exportadoras brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 789: Identificação das barreiras ao comércio no Mercosul: a percepção das empresas exportadoras brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeIdentification of trade barriers in Mercosur: the perception of Brazilian exporterspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical43 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMercado Comum do Sul (Mercosul)pt_BR
dc.subject.keywordBarreiras não-tarifáriaspt_BR
dc.subject.keywordExportações brasileiraspt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar e avaliar as principais barreiras não-tarifárias (BNT) aplicadas pelos demais países do Mercosul às exportações brasileiras.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 789pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe main aim of this paper is to identify and to analyze the presence of Non Tariff Barriers (NTBs) imposed on Brazilian exports to the other three Mercosur’s member countries. The NTBs were identified through interviews with selected Brazilian companies from three sectors — Footwear, Frozen Chicken and Steel Products — and through 412 questionaries answered by Brazilian exporting firms. During the interviews, the main NTBs identified for each sector were: a) Footwear: labeling regulations, industrial standards and regulations, licensing and customs clearance procedures; b) Frozen Chicken: sanitary regulations, antidumping files and customs clearance procedures; c) Steel Products: safety and industrial standards and regulations, antidumping duties, discriminatory bilateral agreements and customs clearance procedures. Concerning the questionaries, a list with 16 non tariff barriers to trade divided into visible and non visible barriers were presented to the exporting firms. They were asked to identify which NTBs faced by them when trading with the other Mercosur’s member countries and what was their importance. The level of importance ranged from one (little important) to six (very important). According to the companies the NTBs that affect them most in their intra Mercosur trade are: a) Visible barriers: freight and insurance costs and expenses due to customs procedures; b) Non visible barriers: labeling regulations, customs procedures, previous inspection of products and safety and industrial standards and regulations. Once identified the main NTBs that affect Brazilian companies sales to the other three Mercosur’s member countries, one can propose actions to eliminate them and increase trade among the countries. Such actions are: a) harmonization of health and sanitary regulations and quality standards and acceptance of certificates issued by government agencies or previously selected certifying companies of any member country; b) prohibition of antidumping duties in intra Mercosur trade. The dumping cases should be investigated and judged by domestic agencies dealing with antitrust and competition policies; c) adoption of uniform customs procedures for intra Mercosur trade by the four member countries.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_789.pdf157.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.