Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2348
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_739.pdf102.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma avaliação dos impactos do salário mínimo sobre o nível de pobreza metropolitana no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 739: Uma avaliação dos impactos do salário mínimo sobre o nível de pobreza metropolitana no Brasil
An evaluation of the minimum wage impact on the poverty level in metropolitan Brazil
Authors: Foguel, Miguel Nathan
Corseuil, Carlos Henrique Leite
Barros, Ricardo Paes de
Leite, Phillippe G.
Abstract: O objetivo deste trabalho é estimar os impactos dos aumentos recentes no salário mínimo sobre o grau de pobreza do conjunto das seis principais regiões metropolitanas brasileiras. Fazendo uso dos dados longitudinais da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, empregamos uma metodologia que decompõe as variações no grau de pobreza entre pares de meses próximos aos aumentos do salário mínimo ocorridos em maio dos anos de 1995, 1996, 1997 e 1998. Com base nessa decomposição, procuramos identificar a parcela das variações no grau de pobreza que poderia ser atribuída aos aumentos do salário mínimo. Os resultados obtidos mostram que os aumentos recentes do salário mínimo tiveram um impacto significativo sobre o grau de pobreza metropolitano. A elasticidade média para o período analisado foi de cerca de –0,4, mostrando que um aumento de 10% no valor do salário mínimo reduziria o grau de pobreza em aproximadamente 4%.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.