Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2365
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_721.pdf93.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Pobreza e desigualdade no Brasil: o esgotamento dos efeitos distributivos do Plano Real
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 721: Pobreza e desigualdade no Brasil: o esgotamento dos efeitos distributivos do Plano Real
Poverty and inequality in Brazil: the depletion of the Real Plan distributional effects
Authors: Rocha, Sonia
Abstract: Partindo das evidências de que a pobreza absoluta no Brasil está associada à elevada desigualdade de renda, este trabalho faz uma retrospectiva da sua evolução nas últimas três décadas. Nos anos 70, ocorre forte redução da pobreza devido às taxas elevadas de crescimento da renda. Nos anos 80, até 1993, quando a incidência de pobreza acompanha as oscilações econômicas de curto prazo, pouco avanço é realizado. Finalmente, ocorre redução após o Plano de Estabilização de 1994, acomodando-se os indicadores desde então neste patamar. A estabilidade recente da incidência de pobreza para o país como um todo encobre trajetórias locais diversas, como melhorias no Centro-Oeste e agravamento nas áreas metropolitanas — São Paulo particularmente. Dados relativos ao mercado de trabalho metropolitano nos últimos três anos revelam um processo acentuado de extinção de postos de trabalho para trabalhadores pouco qualificados, o que tende a afetar de forma adversa a incidência de pobreza e a desigualdade.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.