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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Fernandes, Maria Alice da Cunha (Coord.) | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Margarida Maria Sousa de | - |
dc.contributor.author | Rocha, Denise C. Correa da | - |
dc.contributor.author | Marinho, Nyedja da Silva | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, José Aparecido Carlos | - |
dc.contributor.other | Silva, Beatriz Azeredo (Sugestões e Críticas) | - |
dc.contributor.other | Piola, Sérgio Francisco (Sugestões e Críticas) | - |
dc.contributor.other | Vianna, Solon Magalhães (Sugestões e Críticas) | - |
dc.contributor.other | Sebba, Neide (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Yoshida, Hiroshi (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Santos, Jorge Sérgio Carvalho (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Santos, Luiz Carlos dos (Colaborador) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1994-1996 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-01-09T15:23:59Z | - |
dc.date.available | 2014-01-09T15:23:59Z | - |
dc.date.issued | 1998-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2387 | - |
dc.description.abstract | A mensuração dos dispêndios do governo federal em áreas sociais é um instrumento que ajuda a identificar a forma e a condução da política social do país, e pode servir de subsídio para a correção dos rumos das políticas e/ou como base de projeção para ações futuras. O objetivo do trabalho é quantificar e analisar os gastos sociais do governo federal, a partir do conceito de área de atuação social. Tal conceito, que não se enquadra nas classificações funcionais ou institucionais geralmente utilizadas em estudos sobre os gastos do governo federal, se propõe a ser uma medida mais efetiva do gasto social federal. A metodologia empregada no levantamento foi definida ainda em acordo com dois critérios: i) os gastos sociais deveriam estar associados aos registros contidos no orçamento, ou seja, à classificação funcional-programática e à natureza da despesa; e ii) a série deveria ser comparável, em nível internacional, com outras séries de gasto social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento e acompanhamento do gasto social federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 547: Dimensionamento e acompanhamento do gasto social federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Design and monitoring of federal social spending | en |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 68 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gasto social federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento dos gastos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do gasto por área de atuação | pt_BR |
ipea.description.objective | Quantificar e analisar os gastos sociais do governo federal, a partir do conceito de área de atuação social. | pt_BR |
ipea.description.methodology | A metodologia empregada no levantamento foi elaborada com base em dois critérios: i) os gastos sociais deveriam estar associados aos registros contidos no orçamento, ou seja, à classificação funcional-programática e à de natureza da despesa; ii) a série deveria ser comparável, em nível internacional, com outras séries de gasto social. Além disso, na definição da metodologia procurou-se evitar as falhas mais comuns observadas nos levantamentos do gasto social já realizados em países da América Latina [CEPAL (1994, apêndice)], como: a) inclusão no gasto público social de despesas puramente administrativas — como o pagamento de pessoal dos diversos ministérios — que não representam um benefício direto à população; b) adoção de um conceito funcional2 de gastos, incluindo-se nas chamadas funções programas que não deveriam ser considerados como sociais, e excluindo-se outros de interesse social, mas não vinculados a funções tidas como tal; c) incorreções oriundas do emprego de um enfoque institucional, que tem as mesmas desvantagens do enfoque funcional; e d) omissão das despesas de capital, ou falta da distinção entre estas e as despesas correntes, no caso das informações pelo total dos gastos. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série Monográfica: Texto para Discussão ; 547 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Anexo: possui anexo | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Sistema Monetário. Finanças. Bancos | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Livros |
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