Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2403
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_0558.pdf | 120.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Elasticidade-renda e elasticidade-preço da demanda de automóveis no Brasil |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 558: Elasticidade-renda e elasticidade-preço da demanda de automóveis no Brasil Income elasticity and price elasticity of car demand in Brazil |
Authors: | De Negri, João Alberto |
Abstract: | O desempenho da indústria automobilística brasileira nos anos 90 tem sido influenciado pela liberalização do mercado doméstico. A análise das variáveis preços, vendas e importações de veículos novos no Brasil comprovou que os efeitos da abertura sobre os preços domésticos são mais evidentes a partir de julho de 1993. Além da abertura do mercado, o setor foi influenciado por políticas de incentivos específicas como os acordos das Câmaras Setoriais (1992 e 1993) e o regime automotivo (1996 a 1999). As análises dos impactos dessas políticas e de políticas alternativas sobre o desempenho do setor dependem do tamanho das elasticidades da demanda estimadas. Este trabalho avaliou a elasticidade-renda e a elasticidade-preço da demanda de automóveis no Brasil para os anos 90. Os resultados indicaram a elasticidade-renda entre 1,1 e 1,5; a elasticidade-preço, entre -0,6 e -0,7; a elasticidade cruzada da demanda de automóveis nacionais, em relação ao preço dos carros importados, foi 0,2. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Indústria: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.