Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2452
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0568.pdf238 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Sistema público de emprego: objetivos, eficiência e eficácia (notas sobre os países da OCDE e o Brasil)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 568: Sistema público de emprego: objetivos, eficiência e eficácia (notas sobre os países da OCDE e o Brasil)
Public employment system: objectives, efficiency and effectiveness (notes OECD countries and Brazil)
Authors: Ramos, Carlos Alberto
Freitas, Paulo Springer de
Abstract: Este texto exploramos os fundamentos teóricos que justificam a implementação de um sistema público de emprego (SPE), entendido como o arcabouço institucional que articula o pagamento dos benefícios financeiros aos trabalhadores desempregados, a formação e a intermediação. Tendo como base esse referencial teórico, concluímos que o SPE tem como função reduzir o desemprego que surge da incompatibilidade entre o perfil da oferta e a demanda de mão-de-obra — seja por problemas de formação, seja por deficiência na informação. A partir desse referencial, apresentamos alguns indicadores sobre a experiência nos países da OCDE e concluímos que o SPE não parece eficaz em situações de desemprego em grande escala. Por último, realizamos um esforço para construir indicadores para avaliar a eficiência e a eficácia do sistema de intermediação realizado, no Brasil, pelo SINE. Concluímos que o SINE tem elevado custo e baixa efetividade.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.