Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2453
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0580.pdf64.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desenvolvimento sustentável no Mercosul: a proposta de um marco regulatório
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 580: Desenvolvimento sustentável no Mercosul: a proposta de um marco regulatório
Sustainable development in Mercosur: a proposal for a regulatory framework
Authors: Sarmiento Gutierrez, Maria Bernadete Gomes Pereira
Abstract: Desde 1991, quando Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai acordaram a criação do Mercosul, até a presente data, o crescimento médio do comércio no âmbito deste acordo foi extremamente expressivo, da ordem de 29%, muito superior à taxa de crescimento do comércio internacional. O sucesso deste acordo pode ser atestado pela sua própria evolução: em 1996, a Bolívia e o Chile aderiram como países membros associados, enquanto negociações já foram iniciadas com o Peru, o México e a União Européia para algum tipo de associação. Presentemente, o Mercosul constitui-se no quarto maior mercado do mundo. A diversidade ecológica que abriga esse vasto mercado é notória, pois abrange a floresta amazônica e desertos semitemperados, como a Patagônia. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal prover subsídios para a elaboração de uma política ambiental no Mercosul, sem que signifique, como veremos, a unificação das políticas ambientais dos diferentes países membros.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.