Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2453
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSarmiento Gutierrez, Maria Bernadete Gomes Pereira-
dc.contributor.otherMotta, Ronaldo Seroa da (Comentários)-
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialParaguaipt_BR
dc.coverage.spatialUruguaipt_BR
dc.coverage.spatialPaíses do Mercosulpt_BR
dc.coverage.spatialUnião Européiapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-07T18:31:42Z-
dc.date.available2014-02-07T18:31:42Z-
dc.date.issued1998-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2453-
dc.description.abstractDesde 1991, quando Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai acordaram a criação do Mercosul, até a presente data, o crescimento médio do comércio no âmbito deste acordo foi extremamente expressivo, da ordem de 29%, muito superior à taxa de crescimento do comércio internacional. O sucesso deste acordo pode ser atestado pela sua própria evolução: em 1996, a Bolívia e o Chile aderiram como países membros associados, enquanto negociações já foram iniciadas com o Peru, o México e a União Européia para algum tipo de associação. Presentemente, o Mercosul constitui-se no quarto maior mercado do mundo. A diversidade ecológica que abriga esse vasto mercado é notória, pois abrange a floresta amazônica e desertos semitemperados, como a Patagônia. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal prover subsídios para a elaboração de uma política ambiental no Mercosul, sem que signifique, como veremos, a unificação das políticas ambientais dos diferentes países membros.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento sustentável no Mercosul: a proposta de um marco regulatóriopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 580: Desenvolvimento sustentável no Mercosul: a proposta de um marco regulatóriopt_BR
dc.title.alternativeSustainable development in Mercosur: a proposal for a regulatory frameworken
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical15 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMercado Comum do Sul (Mercosul)pt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordPolítica comercialpt_BR
dc.subject.keywordPolítica ambientalpt_BR
dc.subject.keywordRegulaçãopt_BR
ipea.description.objectiveProver subsídios para a elaboração de uma política ambiental no Mercosul.pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 580pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractSince 1991, when Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay joined Mercosul, the average trade growth within that group of countries was extremely high, well above the world trade growth. In spite of the success at the trade level, environmental aspects related to that agreement have been neglected. In this context, the present study attempts to determine the main elements for the elaboration of an environmental policy designed to deal with major environmental aspects associated with that incresed volume of trade.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
ipea.classificationMeio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0580.pdf64.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.