Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2518
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0345.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open
Title: Mudanças recentes no padrão demográfico brasileiro e implicações para a agenda social
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 345: Mudanças recentes no padrão demográfico brasileiro e implicações para a agenda social
Recent changes in the Brazilian demographic pattern and implications for the social agenda
Authors: Martine, George (Coordenador)
Carvalho, José Alberto Magno de
Arias, Alfonso Rodrigues
Abstract: O Brasil vem experimentando uma queda significativa do seu nível de fecundidade, nos últimos 25 anos; mas este fenômeno e suas implicações continuam a ser ignorados pelo grande público. Entretanto, essa radical transformação do padrão demográfico corresponde a uma das mais importantes mudanças estruturais ocorridas na sociedade brasileira neste fim de século. A queda da fecundidade vem produzindo uma redução significativa da taxa de crescimento populacional e, consequentemente, uma modificação profunda na sua distribuição etária. Neste documento, mostra-se como o menor crescimento da população cria condições potencialmente mais favoráveis para a resolução de alguns problemas sociais referidos aos estratos mais jovens e, ao mesmo tempo, agudiza outros – como no caso do aumento significativo de pessoas contingente de idosos. Em tempos relativos, a população jovem varia a uma taxa inferior à da população idosa. Isto porque decorre algum tempo até que a população seja constituída integralmente por gerações nascidas após a queda da fecundidade. Neste intervalo, atenuam-se os problemas associados ao atendimento das necessidades de uma população jovem (principalmente no atendimento pré-escolar e na educação), enquanto ainda demora algum tempo para se intensificarem os problemas associados à população idosa (aposentadoria e saúde, por exemplo). As implicações das mudanças demográficas para a população em idades ativas e para o mercado de trabalho são mais complexas. Entretanto, elas continuarão tendo papel incisivo na trajetória futura do mercado. Desconhecer estas novas realidades e o papel das transformações demográficas implicaria perder uma oportunidade para se beneficiar a população mais carente do país. A nova dinâmica populacional trás alguns benefícios diretos claros e, também, gera outras condições favoráveis que precisam ser aproveitadas.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.