Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2533
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1904.pdfArquivo principal1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1904_Sumario_executivo.pdfSumário executivo423.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Governança das políticas ambientais no Brasil: desafios à construção de um sistema integrado de avaliação
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1904: Governança das políticas ambientais no Brasil: desafios à construção de um sistema integrado de avaliação
Governance of environmental policies in Brazil: challenges to building an integrated assessment system
Authors: Moura, Adriana Maria Magalhães de
Abstract: A avaliação é vista como um dos pilares da gestão pública voltada para resultados, como insumo necessário para a tomada de decisão, maior transparência nas ações de governo, controle no uso dos recursos públicos e prestação de contas (accountability) perante a sociedade. A avaliação de políticas ambientais é um campo relativamente recente e que necessita ser mais bem estudado, particularmente no Brasil, no intuito de aprimorar a formulação e a execução destas políticas. Este estudo teve por objetivo analisar a sistemática de avaliação de políticas ambientais empregadas pelas instituições do governo federal que desempenham a função avaliativa, bem como pela área responsável pela formulação das políticas ambientais. Discute-se em que medida os modelos avaliativos adotados atendem às necessidades dos gestores e se propõem alternativas para o aperfeiçoamento da sistemática de avaliação das políticas ambientais, por meio de um sistema integrado de avaliação.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.