Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2581
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1450.pdf281.92 kBAdobe PDFView/Open
Title: Determinantes da expansão do emprego formal: o que explica o aumento do tamanho médio dos estabelecimentos?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1450: Determinantes da expansão do emprego formal: o que explica o aumento do tamanho médio dos estabelecimentos?
Expansion Determinants of formal employment: what explains the increase in the average size of establishments
Authors: Corseuil, Carlos Henrique L.
Moura, Rodrigo L.
Ramos, Lauro
Abstract: Este trabalho tem o intuito de contribuir para a investigação dos determinantes da aceleração no crescimento do emprego formal na última década. As evidências apresentadas apontam que a aceleração se deve a uma reversão na tendência do número médio de empregados por estabelecimento, em contraponto a uma tendência de crescimento constante no número de estabelecimentos. Investigações mais detalhadas mostram evidências de que este resultado não é derivado de mudanças na composição setorial que favoreça setores com maiores escalas de operação, nem de um aprofundamento do processo de seleção que penaliza os pequenos estabelecimentos. Os dados apontam que a seleção teria contribuído para uma diminuição do tamanho médio, mas este efeito foi contrabalançado por um nível de emprego maior nas firmas mais novas.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.