Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2592
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1431.pdf213.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Restrições macroeconômicas ao crescimento da economia brasileira: diagnósticos e algumas proposições de política
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1431: Restrições macroeconômicas ao crescimento da economia brasileira: diagnósticos e algumas proposições de política
Macroeconomic restrictions to the growth of the Brazilian economy: diagnostics and some propositions for policy
Authors: Oreiro, José Luis
Punzo, Lionello
Araújo, Eliane Cristina de
Squeff, Gabriel Coelho
Abstract: Neste artigo argumentamos que a economia brasileira passou por um processo recente de aceleração do crescimento, puxado pelas exportações e pela formação bruta de capital fixo (FBCF). Embora esse padrão de crescimento seja mais robusto do que o verificado na década de 1990, constata-se ainda a existência de restrições macroeconômicas à continuidade desse crescimento no longo prazo, quais sejam, o desequilíbrio cambial, verificado na economia brasileira notadamente a partir de 2005, e o modus operandi da política monetária. Essas restrições podem comprometer a sustentabilidade do atual padrão de crescimento da economia brasileira num contexto internacional caracterizado pela ocorrência de uma crise financeira internacional em larga escala e de uma forte recessão mundial Dessa forma, podemos afirmar que ainda existe no Brasil uma armadilha juros-câmbio. Nesse contexto, a eliminação do desalinhamento cambial impõe a necessidade de se manter uma política monetária apertada num contexto de desaceleração do ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) devido aos efeitos da crise internacional, o que tem impacto nocivo sobre o investimento e, portanto, sobre a sustentabilidade do crescimento econômico no longo prazo. Para eliminar esta armadilha propomos um conjunto de medidas de política econômica, a saber: adoção de metas implícitas de câmbio, controles sobre a saída de capitais de curto prazo e a flexibilização do regime de metas de inflação no Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.