Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2602
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1443.pdf472.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O mecanismo de desenvolvimento limpo setorial: perspectivas para o desenvolvimento sustentável brasileiro
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1443: O mecanismo de desenvolvimento limpo setorial: perspectivas para o desenvolvimento sustentável brasileiro
The sectoral Clean Development Mechanism: perspectives for the Brazilian sustainable development
Authors: Gutierrez, Maria Bernadete Gomes Pereira Sarmiento
Abstract: O mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) tem tido um papel importante no financiamento de projetos que contribuem ao desenvolvimento sustentável de países em desenvolvimento. Entretanto, a utilização deste mecanismo tem sido limitada pelos elevados custos de transação, o que se reflete num mercado de créditos de carbono gerados por projetos de MDL abaixo do seu potencial. Este reconhecimento tem originado negociações internacionais entre países no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima para reformar o MDL, tornando-o mais eficaz e eficiente no alcance de seu objetivo principal de promover o desenvolvimento sustentável de países beneficiários do mesmo. Neste contexto, surge o MDL setorial, com o objetivo de ampliar as possibilidades de financiamento de projetos e de políticas capazes de promover o desenvolvimento sustentável e reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE). Este estudo, a partir da análise de projetos MDL de aterros sanitários, sugere de que forma um MDL setorial poderia ser utilizado pelo Brasil como instrumento de financiamento de projetos e políticas no setor de saneamento básico, em particular na gestão dos resíduos sólidos pelos municípios brasileiros.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saneamento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.