Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2604
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1201.pdf312.57 kBAdobe PDFView/Open
Title: Conseqüências e causas imediatas da queda recente da desigualdade de renda brasileira
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1201: Conseqüências e causas imediatas da queda recente da desigualdade de renda brasileira
Immediate causes and consequences of the recent fall in income inequality in Brazil
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Carvalho, Mirela de
Franco, Samuel
Mendonça, Rosane
Abstract: Nos últimos anos temos assistido a uma importante transformação na distribuição de renda brasileira. Desde 2001, a desigualdade vem caindo consideravelmente. Apesar dessa boa notícia, o Brasil ainda é um dos campeões mundiais da alta desigualdade, o que faz da sustentabilidade dessa redução uma questão fundamental para a agenda futura do país. Embora a queda recente ainda não seja a maior nem a mais prolongada dos últimos 30 anos, caso se mantenha pode vir a se tornar um fato sem precedentes. O objetivo central do estudo é investigar os determinantes imediatos dessa queda na desigualdade ocorrida entre 2001 e 2004. Com base em uma série de simulações contrafactuais, identificamos e quantificamos a contribuição da demografia, da melhoria das redes de proteção social do país e de mudanças relacionadas ao mercado de trabalho. Atenção é dispensada também às transformações ocorridas nas associações e interações entre esses fatores.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.