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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2631
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Barros, Ricardo Paes de | - |
dc.contributor.author | Henriques, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Rosane Silva Pinto de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-25T18:23:53Z | - |
dc.date.available | 2014-02-25T18:23:53Z | - |
dc.date.issued | 2002-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2631 | - |
dc.description.abstract | O objetivo básico deste artigo é apresentar, para a realidade brasileira, um diagnóstico das relações entre educação e desigualdade que justifique a necessidade de definir uma política de expansão acelerada da educação de modo a assegurar as bases de um desenvolvimento sustentável. A análise do funcionamento do mercado de trabalho nos permite identificar a heterogeneidade da escolaridade da força de trabalho como o principal determinante do nível geral da desigualdade salarial observada no Brasil. A comparação internacional nos permite, ainda, reconhecer que essa heterogeneidade educacional aparenta responder, de forma significativa, pelo excesso de desigualdade do país em relação ao mundo industrializado. O processo de desenvolvimento econômico brasileiro nas últimas décadas, no entanto, reforça as consequências da heterogeneidade educacional no país. A acelerada expansão tecnológica brasileira, constitutiva de nosso propalado período de “milagre econômico”, esteve sistematicamente associada a um lento processo de expansão educacional. O progresso tecnológico claramente venceu a corrida contra o sistema educacional. A comparação da realidade brasileira com a experiência internacional confirma esse fraco desempenho de nosso sistema educacional nas últimas décadas. O Brasil apresenta um atraso, em termos de educação, de cerca de uma década em relação a um país típico com padrão de desenvolvimento similar ao nosso. Assim, a melhor recomendação de política social é: ensino de qualidade para todos, por evidentes razões de cidadania e justiça social, mas, além disso, como precondição absolutamente necessária para o desenvolvimento socioeconômico sustentado do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Pelo fim das décadas perdidas: educação e desenvolvimento sustentado no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 857: Pelo fim das décadas perdidas: educação e desenvolvimento sustentado no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Ending the lost decades: education and sustainable development in Brazil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 17 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expansão educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolaridade laboral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Heterogeneidade educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
ipea.description.objective | Apresentar, para a realidade brasileira, um diagnóstico das relações entre educação e desigualdade que justifique a necessidade de definir uma política de expansão acelerada da educação de modo a assegurar as bases de um desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 857 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper aims present, for the Brazilian reality, a diagnosis of the relationships among education and inequality that it justifies the need to define a politics of accelerated expansion of education to assure the bases of a sustainable process of development. The analysis of the labor market, allows us to identify the educational heterogeneity among workers as the main determinant of the general level of the wage inequality observed in Brazil. The international comparison allows us to recognize that this educational heterogeneity respond, in a significant way, for the excess of inequality in the country in relation to the industrialized world. The process of economic development occurred in Brazil in the last decades, however, have reinforced the consequences of the educational heterogeneity in the country. The accelerated technological expansion in Brazil occurred during the period of our "economic miracle", it was systematically associated to a slow process of educational expansion. The technological progress clearly won the race against the educational system. The comparison of the Brazilian reality with the international experience confirms the weak performance of our educational system in the last decades. Brazil presents a delay, in terms of the education, of about one decade in relation to a typical country with pattern of similar development to ours. Thus, the best recommendation to social politics is: quality teaching for everybody, for evident citizenship reasons and social justice, but, besides, as an absolutely necessary condition for the sustained socioeconomic development of Brazil. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
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