Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2636
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1158.pdf330.31 kBAdobe PDFView/Open
Title: Domestic saving and investment revised: can the Feldstein-Horioka equation be used for policy analysis?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1158: Domestic saving and investment revised: can the Feldstein-Horioka equation be used for policy analysis?
Poupança doméstica e investimento revisados: a equação de Feldstein-Horioka pode ser usada para a análise de políticas?
Authors: Sachsida, Adolfo
Mendonça, Mário Jorge Cardoso de
Abstract: Com base na relação entre investimento e poupança doméstica que deriva da equação de Feldstein-Horioka (FH), este estudo objetiva, a partir da aplicação de testes de exogeneidade, verificar de que maneira esta equação pode ser usada como instrumento na formulação de política econômica no Brasil. Numa etapa posterior, utilizam-se os resultados do teste de exogeneidade fraca para identificar um VAR estrutural (SVAR) e obter as funções de impulso resposta (IRFs) que derivam do modelo identificado. Quanto aos resultados referentes aos testes de exogeneidade temos que: a) a elasticidade da poupança doméstica estimada de acordo com metodologia apropriada acena na direção de uma alta mobilidade de capital para o Brasil; b) a poupança doméstica é fracamente exógena na equação FH; c) a poupança doméstica não é fortemente exógena na equação FH, o que significa dizer que não se pode projetar o investimento com base no valor condicionado da poupança doméstica a partir da equação FH; d) mostrou-se ainda que poupança doméstica é superexógena na equação FH, o que quer dizer que a crítica de Lucas não se aplica no caso da equação FH; e e) os resultados advindos das funções de impulso-resposta mostraram que o investimento é sensível a uma inovação contemporânea na poupança doméstica e que o efeito positivo permanece longo tempo. No que se refere à poupança doméstica, a resposta desta a um choque não esperado do investimento tem uma descrição um pouco mais complicada. Inicialmente a poupança doméstica sofre uma ligeira queda. A seguir, este efeito se aprofunda. Numa etapa posterior o quadro se reverte, passando a poupança doméstica a sentir um efeito positivo desse choque.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.