Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2651
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0621.pdf92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Êxodo rural, envelhecimento e masculinização no Brasil: panorama dos últimos 50 anos
Other Titles: Êxodo rural, envelhecimento e masculinização no Brasil: panorama dos últimos 50 anos: Texto para Discussão (TD) 621
Rural exodus, aging and masculinization in Brazil: overview of past 50 years
Authors: Camarano, Ana Amélia
Abramovay, Ricardo
Abstract: O trabalho apresenta um conjunto de estimativas de saldos e taxas líquidas de migrações rural-urbanas por sexo e grupos qüinqüenais de idade para o Brasil como um todo e as cinco regiões para as décadas de 50, 60, 70, 80 e o primeiro qüinqüênio dos anos 90. Estas estimativas serviram de base para que fosse analisado o papel desempenhado pelas várias regiões brasileiras a cada década no processo de desruralização da população brasileira. Os movimentos migratórios respondem pelo processo de esvaziamento da população rural. Em termos nacionais, a intensidade do movimento de desruralização parece não se ter atenuado muito nos últimos 50 anos. Entre 1950 e 1980, as áreas rurais das regiões Sudeste e Sul forneceram um volume expressivo de migrantes para as áreas urbanas. Nas duas últimas décadas, é do Nordeste que saem do campo os maiores contingentes populacionais. Também neste período, áreas de expansão de fronteira agrícola como as regiões Centro-Oeste e Norte constituíram-se em expulsoras de população rural. Entre 1950 e 1980, as áreas rurais das regiões Sudeste e Sul forneceram um volume expressivo de migrantes para as áreas urbanas. Nos fluxos de origem rural predominaram as mulheres, com exceção dos anos 60. A magnitude da sobremigração feminina foi diferenciada temporal e regionalmente. Uma conseqüência do fenômeno da migração diferencial por sexo é o aumento da razão de sexos rural e uma redução desta razão nas áreas urbanas, levando a uma crescente masculinização do meio rural brasileiro.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.