Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2662
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1925.pdfArquivo principal1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1925_sumario_executivo.pdfSumário executivo410.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fatores associados ao desempenho dos concluintes de cursos de engenharia no ENADE 2011
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1925: Fatores associados ao desempenho dos concluintes de cursos de engenharia no ENADE 2011
Factors associated with the performance of graduates from engineering courses in ENADE 2011
Authors: Moriconi, Gabriela Miranda
Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Abstract: Este artigo busca identificar, com dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes realizado em 2011 (Enade 2011) e por meio de modelagens hierárquico-lineares, fatores associados ao desempenho dos novos engenheiros formados no Brasil naquele ano. Espera-se, com isso, fornecer aos gestores das instituições e aos formuladores de políticas para o ensino superior indícios sobre o que se mostra mais relevante na formação nas engenharias, principalmente no que concerne a fatores susceptíveis à interveniência de decisões gerenciais e/ou de formulação de políticas. Não obstante as limitações da base de dados e da endogeneidade esperada, os resultados reforçam a percepção geral de que cursos seletivos de instituições públicas destacam-se na formação de engenheiros, mas também apontam a importância, em muitos cursos, da disponibilidade do professor para atendimento fora do horário de aula e, ao menos nos cursos de engenharia de produção, da utilização de planos de ensino completos. Na média, auferem desempenho melhor os novos engenheiros que cursaram o ensino superior na idade correta e que passaram por escolas públicas durante o ensino médio. Já mulheres e minorias étnicas ainda têm notas menores que homens que se declaram brancos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.