Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2670
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campos Neto, Carlos Alvares da Silva | - |
dc.contributor.author | Pêgo Filho, Bolívar | - |
dc.contributor.author | Romminger, Alfredo Eric | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Iansã Melo | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Leonardo Fernandes Soares | - |
dc.contributor.other | Pompermayer, Fabiano Mezadre (Sugestões) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-27T14:44:23Z | - |
dc.date.available | 2014-02-27T14:44:23Z | - |
dc.date.issued | 2010-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2670 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata das principais questões econômicas e institucionais que envolvem o setor ferroviário brasileiro. Primeiramente, faz-se a caracterização do setor, apresentando seus aspectos conceituais e um breve panorama sobre a malha ferroviária brasileira, sua história e o quadro institucional. Em seguida, analisa-se o marco regulatório do setor, apresentando os principais diplomas legais e seus efeitos, bem como uma discussão a respeito da regulação econômica que trata dos contratos de concessão celebrados após a desestatização das ferrovias. Descreve-se ainda o modelo de financiamento e investimentos do setor, identificando-se as principais fontes públicas e privadas de recursos para a expansão e a operação do sistema ferroviário nacional. Ademais, são mostrados os principais problemas e demandas de infraestrutura ferroviária, consubstanciados no Mapeamento Ipea de Obras Ferroviárias, seguindo-se uma análise de como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem atuado sobre estas deficiências. Por fim, descrevem-se os resultados gerais do estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Gargalos e demandas da infraestrutura ferroviária e os investimentos do PAC: mapeamento Ipea de obras ferroviárias | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1465: Gargalos e demandas da infraestrutura ferroviária e os investimentos do PAC: mapeamento Ipea de obras ferroviárias | pt_BR |
dc.title.alternative | Bottlenecks and demands of railway infrastructure and investments PAC: mapping IPEA rail projects | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 42 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor ferroviário brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Malha ferroviária brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema ferroviário nacional | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar as principais questões econômicas e institucionais que envolvem o setor ferroviário brasileiro. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão 1465 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: possui anexo | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The present work discusses the main economical and institutional problems that involve the Brazilian railway system. Firstly, we characterize the segment, presenting the main concepts and a short overview of Brazilian railways, it’s history and managing institutions. Next, we present a short analysis of the main laws which regulate the sector, along with a discussion about the economic aspects of the concession contracts celebrated upon the rail structure. Then, we describe the financing model for this segment as well as the investments it’s received–public as well as private–for expanding and operating. Afterwards, we present the major infra-structural demands, consolidating the Mapeamento Ipea de Obras Ferroviárias, followed by an analysis of how has the government program, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), been impacting over those needs. And finally, we describe the general results of our analysis. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1465.pdf | 404.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.