Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2679
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1473.pdf415.67 kBAdobe PDFView/Open
Title: Padrões microeconômicos de comércio internacional e a estratégia brasileira de exportação
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1473: Padrões microeconômicos de comércio internacional e a estratégia brasileira de exportação
Microeconomic patterns of international trade and the Brazilian Export Strategy
Authors: Kannebley Júnior, Sérgio
Esteves, Luiz Alberto
Silva, Alexandre Messa Peixoto da
Araújo, Bruno César
Abstract: Este trabalho realiza uma análise integrada das hipóteses de autosseleção e aprendizado nas exportações, assim como oferece uma discussão acerca da Estratégia Brasileira de Exportação, com base nos principais resultados disponíveis. Utilizam-se informações de firmas industriais brasileiras no período de 2000 a 2006, extraídas das bases de dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/MDIC), da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais/MTE) e da Pesquisa Industrial Anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIA/IBGE). O trabalho fornece ainda uma análise econométrica sobre determinantes da persistência e permanência das firmas na atividade exportadora. Os principais resultados indicam: i) maior evidência da histerese na atividade exportadora entre micro e pequenas empresas; e ii) existência de uma clara relação entre o valor de estreia e a persistência ou permanência na atividade exportadora.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.