Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2704
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1656.pdf537.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Pesos regionais na função de bem-estar social: uma aplicação para o Fundo de Participação dos Estados (FPE)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1656: Pesos regionais na função de bem-estar social: uma aplicação para o Fundo de Participação dos Estados (FPE)
Regional weights in social welfare function: an application to the States' Participation Fund
Authors: Vieira, Roberta da Silva
Monasterio, Leonardo Monteiro
Abstract: A partir das ferramentas usuais da welfare economics, o estudo calcula os pesos das Unidades Federativas na função de bem-estar brasileira contemporânea. Com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, foram aplicadas duas metodologias para o cálculo dos pesos de bem-estar: o da renda equivalente igualmente distribuída (EDEI) e o da média das utilidades marginais (AMU). Os pesos foram obtidos para diversos valores de, o coeficiente de aversão a desigualdade, que tem apoio nas pesquisas sobre o tema. Com valores =1,43 os pesos regionais variaram de 0,44 em Santa Catarina a 2,55 em Alagoas (método EDEI). Por fim, o trabalho apresenta os resultados da aplicação dos pesos regionais para a repartição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) com uma proposta que considera tanto as desigualdades de renda entre os estados quanto no interior de cada estado.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.