Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2707
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0648.pdf77.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Programa de Crédito Especial para Reforma Agrária (PROCERA): institucionalidade, subsídio e eficácia
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 648: Programa de crédito especial para reforma agrária (PROCERA): institucionalidade, subsídio e eficácia
Authors: Rezende, Gervásio Castro de
Abstract: Este artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa de avaliação do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (Procera). Além de mostrar a evolução recente das aplicações dentro do Procera, das fontes de recursos e da taxa de subsídio, o artigo, tomando por base os objetivos declarados do programa, propõe uma medida de eficácia, dada pela proporção do crédito concedido que é aplicada em investimento na produção mercantil. Além disso, argumenta-se que, devido ao alto subsídio concedido e à institucionalidade do programa — que gera a certeza por parte do assentado de que o Procera não é para ser pago —, sua eficácia deve ser muito baixa, com o crédito sendo destinado à compra de bens de consumo ou ao investimento na produção para autoconsumo.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.