Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2740
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_886.pdf118.8 kBAdobe PDFView/Open
Title: Mudanças nas famílias brasileiras: a composição dos arranjos domiciliares entre 1978 e 1998
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 886: Mudanças nas famílias brasileiras: a composição dos arranjos domiciliares entre 1978 e 1998
Changes in Brazilian families: the composition of living arrangements between 1978 and 1998
Authors: Medeiros, Marcelo
Osório, Rafael
Abstract: Neste artigo são analisadas, sob uma perspectiva demográfica, as variações nas características dos arranjos domiciliares no Brasil, compreendidas entre 1978 e 1998. São também destacados dois principais tipos de mudanças: as referentes à composição do núcleo e da periferia dos arranjos e as que dizem respeito a seu tamanho, e avaliado o papel de variações na fecundidade e nos padrões de união conjugal da população nessas mudanças. Conclui-se que os arranjos estão tornando-se mais heterogêneos quanto à composição de seus núcleos, mais homogêneos quanto ao tamanho e à composição de suas periferias, e que os fatores relacionados à mudança na estrutura etária da população são as principais causas de redução do tamanho médio dos arranjos domiciliares.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.