Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2765
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_892.pdf438.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Impactos ambientais e regionais de cenários de crescimento da economia brasileira - 2002-2012
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 892: Impactos ambientais e regionais de cenários de crescimento da economia brasileira - 2002-2012
Environmental and regional impacts of economic growth scenarios in Brazil - 2002-2012
Authors: Guilhoto, Joaquim José Martins
Lopes, Ricardo Luis
Motta, Ronaldo Seroa da
Abstract: Este estudo simula os efeitos ambientais usando, para isso, o modelo Mibra inter-regional de equilíbrio geral com um cenário pessimista de taxa de crescimento nacional de 2,3% a.a. e outro otimista, com crescimento de 4,4% a.a. para o período 2002-2012. Com base em coeficientes de intensidade de poluição ou uso de recursos ambientais associados ao valor da produção das atividades econômicas, foram estimados os efeitos ambientais desses dois cenários tanto em nível nacional como para as macrorregiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Os resultados indicam que uma desconcentração regional para fora do eixo Sudeste-Sul permite que taxas de crescimento mais elevadas elevem o ganho de eficiência ambiental ao gerar taxas de crescimento menores nas razões de carga industrial poluidora ou do nível de uso de água e energia por unidade de valor produzido.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.