Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2784
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0675.pdf406.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Mapeamento da descentralização da educação brasileira nas redes estaduais do ensino fundamental
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 675: Mapeamento da descentralização da educação brasileira nas redes estaduais do ensino fundamental
Authors: Parente, Marta Maria de Alencar
Lück, Heloísa
Abstract: Este estudo tem por objetivo mapear a descentralização da educação, a partir das redes estaduais do ensino fundamental, segundo três eixos de análise: 1º) a implantação de estruturas de gestão colegiada; 2º) os mecanismos de gestão para o provimento do cargo de diretor escolar; e 3º) os instrumentos de planejamento escolar. A metodologia adotada neste estudo combinou uma caracterização institucional, realizada mediante aplicação de um questionário nas secretarias de educação de 26 unidades federadas, com uma análise da documentação solicitada, compreendendo documentos de políticas, leis, regimentos, estatutos e outros similares. Trata-se de estudo que identifica, localiza e ordena os processos de descentralização dos sistemas estaduais de educação iniciados no decorrer das décadas de 80 e 90, apresentando-os sob a forma de mapas. Descreve, ainda, a descentralização do ensino sob os três aspectos enfocados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.