Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2815
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0685.pdf225.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Acesso ao capital dos idosos brasileiros: uma perspectiva do ciclo da vida
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 685: O acesso ao capital dos idosos brasileiros: uma perspectiva do ciclo da vida
Authors: Neri, Marcelo Côrtes
Nascimento, Mabel
Pinto, Alexandre
Abstract: O presente estudo tem como objetivo descrever o acesso aos diversos tipos de capital por grupos etários, dando especial ênfase aos chefes de família idosos. Utilizamos para este fim perfis etários estáticos e análises de coorte. A análise da posse de recursos foi estruturada em três grupos: Capital Físico (bens duráveis, moradia e serviços públicos), Capital Humano (escolaridade, educação técnica, experiência e treinamento) e Capital Social (emprego, sindicatos e associações, participação política e estrutura familiar). Os efeitos da posse de ativos sobre o nível de bem-estar social também estão organizadas em três categorias: primeiramente, os indivíduos extraem utilidade diretamente do fato de possuir altos níveis de ativos; logo, quanto mais ativos acumulados ao longo do ciclo da vida, maior será o nível de bem-estar desfrutado. O segundo efeito é que um alto nível de ativos pode aumentar a capacidade de geração de renda dos indivíduos e conseqüentemente a de suas famílias. Esse efeito, embora não seja diretamente relevante para os grupos de idade mais avançada é extremamente importante para os grupos mais novos, no sentido de que quanto maior for a capacidade de geração de renda neste período, maior será o nível de bem-estar gerado ao longo do ciclo da vida. O último efeito, e talvez o mais importante em termos de ciclo da vida, do aumento da posse de ativos, é o de melhorar a habilidade dos indivíduos em lidar com choques adversos da renda. O papel de suavização do consumo assumido pelos ativos depende da importância desses choques e de quão desenvolvidos são os diversos segmentos do mercado financeiro (ativos, créditos e segmento de seguros) que permitem amenizar os efeitos desses choques sobre o nível de bem estar.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.