Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2823
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0655.pdf159.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Estrutura setorial-ocupacional do emprego no Brasil e evolução do perfil distributivo nos anos 90
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 655: Estrutura setorial-ocupacional do emprego no Brasil e evolução do perfil distributivo nos anos 90
Authors: Cardoso Jr., José Celso Pereira
Abstract: O texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla, destinada a investigar as novas inserções de ordem setorial e ocupacional que têm se materializado no país com grande intensidade desde o início da década de 90. A idéia central é que o perfil de repartição pessoal dos rendimentos do trabalho seja um fenômeno estreitamente relacionado às características de cada setor de atividade e ao tipo de inserção ocupacional que neles predominam. Estes aspectos são vistos como resultado, em primeira instância, do “estilo” de desenvolvimento econômico vigente – portanto, fruto dos fatores que determinam a renda e o emprego agregados na economia – e apenas secundariamente como resultado das forças que atuam no âmbito restrito ao mercado de trabalho. Assim, num primeiro momento, mostram-se alguns aspectos gerais das mudanças setoriais na composição do emprego no Brasil, culminando com um confronto entre a distribuição pessoal dos rendimentos do trabalho em dois momentos do tempo (1992 e 1996), segundo os grandes segmentos e principais complexos da atividade econômica. Conclui-se que a distribuição pessoal é mais desigual no terciário que na indústria, sendo isto particularmente preocupante diante da importante função absorvedora que vem sendo desempenhada pelas atividades do comércio e serviços em período recente. Num segundo momento, detalhamos, ao nível de alguns complexos econômicos selecionados, certas características ligadas às novas inserções dos trabalhadores na estrutura ocupacional dominante (assalariados com e sem carteira, trabalhadores por conta própria e empregadores), a fim de evidenciar o quadro de desestruturação presente no mercado de trabalho brasileiro. Constata-se que de fato está em atividade um processo generalizado de expansão do emprego informal (assalariados sem carteira e trabalhadores por conta própria), em detrimento e desvalorização do assalariamento com cobertura legal.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.