Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2863
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_944.pdf177.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Construção de um modelo de Equilíbrio Geral Computável regional: aplicação ao Rio Grande do Sul
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 944: Construção de um modelo de Equilíbrio Geral Computável regional: aplicação ao Rio Grande do Sul
Building a model of regional Computable General Equilibrium: application to Rio Grande do Sul
Authors: Fochezatto, Adelar
Abstract: Este trabalho apresenta um modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC) regional que foi construído para analisar políticas econômicas nacionais e regionais. Para avaliar sua robustez, o modelo foi aplicado com vistas a verificar os impactos econômicos de uma política tributária proposta pelo governo estadual do Rio Grande do Sul. Para isso, adequou-se o modelo para que este contemple os aspectos relevantes da estrutura produtiva da economia regional, bem como as relações econômicas desse estado com o resto do Brasil e do mundo. A política tributária analisada constitui a reestruturação da matriz tributária proposta recentemente pelo governo do estado. Em geral, o modelo produziu resultados coerentes com a teoria econômica e com outros estudos similares, o que estimula sua utilização na análise de impactos de mudanças de políticas econômicas nacionais e regionais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.