Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2892
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0135.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Investimento em capital fixo na economia brasileira: estimativas trimestrais para o período 1975/87
Other Titles: Texto para Discussão Interna (TD) 135: Investimento em capital fixo na economia brasileira: estimativas trimestrais para o período 1975/87
Investment in fixed capital in the Brazilian economy: quarterly estimates for the period 1975/87
Authors: Pinheiro, Armando Castelar
Matesco, Virene Roxo
Abstract: A crise da dívida externa, iniciada no começo da década de 80 vem deixando profundas seqüelas na economia brasileira. A necessidade de comprimir a absorção doméstica para produzir elevados superávits comerciais e a falta de perspectivas de estabilidade macroeconômica trouxeram consigo uma redução significativa nas taxas de investimento. O monitoramento do nível de investimento torna-se, neste sentido, ainda mais necessário, sendo, contudo, difícil de realizar com informações anuais, até há pouco as únicas disponíveis. O objetivo a que este trabalho se propõe é exatamente ajudar a cobrir esta lacuna, através da estimação de indicadores trimestrais para o investimento em capital fixo no Brasil. Para tal, desenvolve-se uma metodologia apropriada, aplicando-a em seguida para o período 1975/87. Os resultados obtidos mostraram-se muito aderente às séries anuais divulgadas pelo IBGE. Estes indicam uma tendência geral de queda na participação do investimento no PIB que, após atingir seu pico no terceiro trimestre de 1976, cai quase continuamente até 1981. A partir de então, o processo de retração se intensifica, com a relação investimento/PIB atingindo um mínimo no início de 1984. Em meados de 1985 inicia-se uma recuperação, interrompida ao final de 1986, mas esta é insuficiente para recuperar os níveis do princípio da década.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.