Publicação:
Liderança de mercado no setor de TICS brasileiro: estudos de caso da TOTVS e da Positivo Informática S/A

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Texto para Discussão (TD) 1917: Liderança de mercado no setor de TICS brasileiro: estudos de caso da TOTVS e da Positivo Informática S/A, Market leadership in Brazil’s ICT sector: the cases of Totvs and Positivo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os fatores que explicam a liderança de mercado de duas empresas brasileiras em campos especializados das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Enquanto a Totvs é uma empresa de software, dedicada ao segmento de sistemas de gestão empresarial (enterprise resource planning – ERPs) desde sua fundação, a Positivo Informática S/A concentra-se na montagem de computadores pessoais (personal computers – PCs), tendo surgido como empresa derivada (spin-off) de um grupo econômico originalmente focado em serviços educacionais. Este trabalho efetua um estudo de caso de ambas as empresas, com base em revisão da literatura e entrevistas semiestruturadas. Em ambas as situações, supõe-se que as idiossincrasias nacionais foram responsáveis pelo surgimento e pela consolidação de cada empresa como líder de mercado. Não obstante que economias de escala e escopo sejam fontes essenciais de vantagens competitivas no setor das TICs, os dois casos estudados apresentam combinação de dois outros fatores que contrabalançam suas desvantagens em relação aos seus concorrentes internacionais. Em primeiro lugar, o apoio governamental tem sido crucial, embora tenha sido realizado por meio de abordagens diferentes. A Totvs foi fortalecida pelo suporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enquanto a Positivo se beneficiou de protecionismo comercial, com base no argumento da “indústria nascente”. Em segundo lugar, ambas as empresas alcançaram a liderança do mercado por meio do desenvolvimento de produtos customizados e soluções para segmentos de mercado específicos – que não haviam sido devidamente atendidos pelos respectivos líderes mundiais –, ao combinar competências tecnológicas e mercadológicas. Recentemente, as duas empresas têm realizado esforços para entrar no mercado global. Até agora, ambas têm foco na América Latina, com o objetivo de aproveitar as similaridades culturais, idiomáticas e institucionais com o Brasil.

Resumo traduzido

The purpose of this paper is to examine the explaining factors of the market leadership of two Brazilian companies in specialized fields of the Information and Communication Technologies (ICT) sector. Whilst Totvs is a software house, dedicated to the Enterprise Resource Planning (ERP) segment since its foundation, Positivo is an assembly line of personal computers (PCs), which emerged as a spin-off from an economic group originally focused in educational services. Throughout the paper, case studies of both companies are performed, based on literature review, financial statements, press articles and in-depth interviews. In both cases, national idiosyncrasies have supported the emergence and consolidation of each company as a market leader. Notwithstanding economies of scale and scope are essential sources of competitive advantages in the ICT sector in general, both cases exhibit a combination of two other factors that counterbalance their initial disadvantages with respect to their international competitors. First, governmental support has been crucial, although using different approaches. Totvs’ leading position has been reinforced by financial support from the Brazilian National Development Bank (BNDES), while Positivo has benefited from trade protectionism, under the “infant industry” argument. Second, both companies have achieved market leadership through the development of customized products and solutions to specific market segments that have not been properly addressed by world industry leaders, combining some technological capabilities with marketing capabilities. Recently, both companies have made efforts to enter the global market. Up to now, they both have focused on Latin America, in order to explore cultural, idiomatic and institutional similarities with Brazil.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais