Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Bruno César Pino Oliveira de-
dc.contributor.authorSousa, Rodrigo Abdalla Filgueiras de-
dc.contributor.otherMalerba, Franco (Coordenação da pesquisa e comentários)-
dc.contributor.otherMani, Sunil (Coordenação da pesquisa e comentários)-
dc.contributor.otherNelson, Richard (Comentários)-
dc.contributor.otherFerraz, Lincon Lopes (Colaboração)-
dc.contributor.otherCosentino, Marcelo (Colaboração)-
dc.contributor.otherBaptista, Margarida (Entrevista e considerações)-
dc.contributor.otherReiff, Luis Otávio (Entrevista e considerações)-
dc.contributor.otherPassos, Pedro dos (Entrevista e considerações)-
dc.contributor.otherFischler, Alan (Entrevista e considerações)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-30T22:55:19Z-
dc.date.available2014-03-30T22:55:19Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2904-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar os fatores que explicam a liderança de mercado de duas empresas brasileiras em campos especializados das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Enquanto a Totvs é uma empresa de software, dedicada ao segmento de sistemas de gestão empresarial (enterprise resource planning – ERPs) desde sua fundação, a Positivo Informática S/A concentra-se na montagem de computadores pessoais (personal computers – PCs), tendo surgido como empresa derivada (spin-off) de um grupo econômico originalmente focado em serviços educacionais. Este trabalho efetua um estudo de caso de ambas as empresas, com base em revisão da literatura e entrevistas semiestruturadas. Em ambas as situações, supõe-se que as idiossincrasias nacionais foram responsáveis pelo surgimento e pela consolidação de cada empresa como líder de mercado. Não obstante que economias de escala e escopo sejam fontes essenciais de vantagens competitivas no setor das TICs, os dois casos estudados apresentam combinação de dois outros fatores que contrabalançam suas desvantagens em relação aos seus concorrentes internacionais. Em primeiro lugar, o apoio governamental tem sido crucial, embora tenha sido realizado por meio de abordagens diferentes. A Totvs foi fortalecida pelo suporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enquanto a Positivo se beneficiou de protecionismo comercial, com base no argumento da “indústria nascente”. Em segundo lugar, ambas as empresas alcançaram a liderança do mercado por meio do desenvolvimento de produtos customizados e soluções para segmentos de mercado específicos – que não haviam sido devidamente atendidos pelos respectivos líderes mundiais –, ao combinar competências tecnológicas e mercadológicas. Recentemente, as duas empresas têm realizado esforços para entrar no mercado global. Até agora, ambas têm foco na América Latina, com o objetivo de aproveitar as similaridades culturais, idiomáticas e institucionais com o Brasil.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleLiderança de mercado no setor de TICS brasileiro: estudos de caso da TOTVS e da Positivo Informática S/Apt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1917: Liderança de mercado no setor de TICS brasileiro: estudos de caso da TOTVS e da Positivo Informática S/Apt_BR
dc.title.alternativeMarket leadership in Brazil’s ICT sector: the cases of Totvs and Positivopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical51 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordLiderança de mercadopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subject.keywordTotvspt_BR
dc.subject.keywordPositivo Informática S/Apt_BR
dc.subject.keywordEmpresas brasileiraspt_BR
ipea.description.objectiveO objetivo deste trabalho é analisar os fatores que explicam a liderança de mercado de duas empresas brasileiras em campos especializados das tecnologias de informação e comunicação (TICs).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1917pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this paper is to examine the explaining factors of the market leadership of two Brazilian companies in specialized fields of the Information and Communication Technologies (ICT) sector. Whilst Totvs is a software house, dedicated to the Enterprise Resource Planning (ERP) segment since its foundation, Positivo is an assembly line of personal computers (PCs), which emerged as a spin-off from an economic group originally focused in educational services. Throughout the paper, case studies of both companies are performed, based on literature review, financial statements, press articles and in-depth interviews. In both cases, national idiosyncrasies have supported the emergence and consolidation of each company as a market leader. Notwithstanding economies of scale and scope are essential sources of competitive advantages in the ICT sector in general, both cases exhibit a combination of two other factors that counterbalance their initial disadvantages with respect to their international competitors. First, governmental support has been crucial, although using different approaches. Totvs’ leading position has been reinforced by financial support from the Brazilian National Development Bank (BNDES), while Positivo has benefited from trade protectionism, under the “infant industry” argument. Second, both companies have achieved market leadership through the development of customized products and solutions to specific market segments that have not been properly addressed by world industry leaders, combining some technological capabilities with marketing capabilities. Recently, both companies have made efforts to enter the global market. Up to now, they both have focused on Latin America, in order to explore cultural, idiomatic and institutional similarities with Brazil.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1917.pdf949.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1917_sumario_executivo.pdf167.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.