Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbuquerque, Pedro Henrique Melo-
dc.contributor.authorCruz, Bruno de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Wagner de Albuquerque-
dc.contributor.authorSantos, Iury Roberto Soares dos-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-31T14:08:59Z-
dc.date.available2014-03-31T14:08:59Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2908-
dc.description.abstractA migração interestadual no Brasil representa aproximadamente 40% do total da migração interna no país. O objetivo deste trabalho é estimar as causas econômicas para os fluxos migratórios interestaduais. Fundamentado no trabalho de Crozet, pode-se analisar a interação entre rendimentos crescente de escala e custos de transporte sobre a dinâmica regional brasileira e os fluxos migratórios. Neste estudo são estimados os parâmetros estruturais para a economia brasileira, entre os quais o poder de mercado das firmas inseridas no setor moderno da economia. A partir deles, é possível avaliar a dinâmica econômica em termos regionais. Rejeita-se a hipótese de existência de solução do tipo buraco negro e obtêm-se, ainda, os valores do raio de estabilidade das aglomerações econômicas no país, que é de, aproximadamente, 320 km em torno do estado de São Paulo. Este resultado corrobora o conceito proposto por Diniz (1995), conhecido como polígono da “desconcentração concentrada”. O salário esperado e a distância também são fatores relevantes na determinação do fluxo de migrantes. A elasticidade do salário esperado varia de 0,17 a 0,08, em função da especificação do modelo econométrico. Isto significa que a cada 10% de variação no salário da região corresponde um impacto positivo entre 0,8% e 1,7% na taxa de migração.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAglomeração econômica e migração: uma análise para o caso brasileiropt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1913: Aglomeração econômica e migração: uma análise para o caso brasileiropt_BR
dc.title.alternativeEconomic agglomeration and migration: an analysis for the Brazilian casept_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMigraçãopt_BR
dc.subject.keywordFluxos migratórios interestaduaispt_BR
dc.subject.keywordEconomia regionalpt_BR
dc.subject.keywordModelos centro-periferiapt_BR
ipea.description.objectiveO objetivo deste trabalho é estimar as causas econômicas para os fluxos migratórios interestaduais.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1913pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractInterstate migration in Brazil represents almost 40% of total internal migration. This paper investigates the economic causes of interstate migration flow. We apply Crozet´s model the interaction of increasing returns and transportation cost on the regional dynamics and migration flow in Brazil. We estimate structural parameters to the Brazilian economy, among other the mark-up and the market power in the modern sector. Using those parameters, the hypothesis of black hole solution is rejected to the Brazilian economy, furthermore the basin of attraction of the main agglomeration has a radius close to 320 km, and this result corroborates Diniz (1995)´s previous analyses of “de-concentration concentrated” in Southeast/South polygon. Expected wage and distance are also relevant for the interstate migration in Brazil, the elasticity of expected wage is significant and varies according to the specification from 0.08 to 0.17 in line with the international literature.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1913.pdf723.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.