Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2922
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1856.pdf851.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ativismo estatal e industrialismo defensivo: instrumentos e capacidades na política industrial brasileira
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1856: Ativismo estatal e industrialismo defensivo: instrumentos e capacidades na política industrial brasileira
State activism and defense industrialism: tools and capabilities in the Brazilian industrial policy
Authors: Schapiro, Mario G.
Abstract: A literatura de direito e desenvolvimento tem chamado a atenção para um novo tipo de atuação do Estado na economia. Este trabalho parte destas análises de caráter transversal para avaliar qualitativa e verticalmente como tem ocorrido a atuação do Estado no setor industrial, notadamente a política industrial em curso – o Plano Brasil Maior (PBM). Se de fato há um novo tipo de ativismo estatal, a pergunta deste trabalho é se este protagonismo tem proporcionado uma intervenção potencialmente transformadora da estrutura industrial existente. A hipótese é a de que as medidas da política industrial brasileira tendem mais para um viés corretivo – ricardiano – do que para uma plataforma transformadora do estado da arte industrial – schumpeteriana. Este perfil, por sua vez, está associado ao tipo de capacidade de seu arranjo político-institucional, portador de debilidades em ambas as dimensões de análise: técnico-administrativa e política.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.