Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3003
Title: Território metropolitano, políticas municipais: por soluções conjuntas de problemas urbanos no âmbito metropolitano
Other Titles: Metropolitan territory and municipal policies: joint solutions for urban problems in metropolitan level
Authors: Furtado, Bernardo Alves
Krause, Cleandro Henrique
França, Karla Christina Batista de
Pereira, Alvaro Luis Dos Santos
Pedroso, Frederico Ferreira Fonseca
Rodrigues, Ana Lúcia
Klink, Jeroen
Monasterio, Leonardo Monteiro
Mation, Lucas Ferreira
Royer, Luciana de Oliveira
Castello Branco, Maria Luisa G.
Fix, Mariana
Firkowski, Olga L. C. F.
Pereira, Rafael Henrique Moraes
Nadalin, Vanessa Gapriotti
Lima Neto, Vicente Correia
Abstract: Aborda o tema das políticas metropolitanas no Brasil. Defende, no capítulo de introdução, a urgência de uma proposta de definição de política pública federal e regulação do financiamento para o conjunto das regiões metropolitanas brasileiras. A discussão desenvolvida nos demais capítulos demonstra que a distribuição de ônus e bônus entre os municípios metropolitanos, integrados do ponto de vista socioeconômico, é objetiva e quantitativamente desigual e perversa – seja do ponto de vista de recursos fiscais, seja da presença da violência, das dificuldades de mobilidade urbana ou do acesso ao saneamento. O primeiro capítulo deste livro propõe um primeiro olhar sobre a metrópole contemporânea, resgatando, em uma perspectiva histórica, a discussão conceitual dos conteúdos que configuram a metrópole e do processo de metropolização que a conforma, confrontando-os com a institucionalidade da região metropolitana no Brasil. O segundo capítulo inclui na análise, espaços metropolitanos e espaços apenas conurbados, mas que apresentam processos caracteristicamente metropolitanos de segregação socioespacial, tanto em uns como em outros, os padrões de interação social mostram-se fragmentados. O terceiro capítulo expõe a trajetória institucional e política dos espaços metropolitanos, desde o início da década de 1970, para os quais foram atribuídos diferentes papéis, com maior ou menor presença do Estado. O quarto capítulo destaca a necessidade de ações preliminares de planejamento e informações, resultando em um sistema idealizado como o conjunto de interpretantes aos fatos sociais nas diferentes categorias metropolitanas, capaz de criar a cartografia dos modos de produção do capital social das metrópoles brasileiras, concluindo a primeira parte do livro e a segunda parte, delineia evidências da complexidade de gestão pública setorial de problemas urbanos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2998
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Livros
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.