Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3099
Title: Configuração atual e tendências da rede urbana
Other Titles: Configuração atual e tendências da rede urbana: Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil v. 1
Current configuration and trends of urban network: Characterization and Trends of Urban Network in Brazil vol. 1
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos (Dirur). Coordenação Geral de Política Urbana (CGPUR)
Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diretoria de Geociências (DGC). Departamento de Geografia (Degeo)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Instituto de Economia (IE). Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur)
Abstract: Este livro analisa a atual configuração e as tendências de evolução da rede urbana do Brasil, enfocando as transformações ocorridas no processo de crescimento demográfico, funcional e espacial das cidades brasileiras, a fim de contribuir para a definição de estratégias de apoio à formulação e à execução da política urbana nacional, bem como subsidiar as políticas setoriais e territoriais. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas: referencial conceituai e metodológico; estudos preliminares de caracterização da rede urbana; estudos de caracterização da rede urbana; análise das transformações e tendências na configuração da rede urbana; e configuração atual e tendências da rede urbana. A hipótese central do estudo é a de que as tendências da urbanização brasileira e o sistema urbano do país incorporam as transformações espaciais da economia. Para tanto, procedeu-se à análise das transformações na dimensão espacial do desenvolvimento brasileiro, explorando suas relações com a urbanização e a dinâmica demográfica do período recente, qualificando, dessa forma, os determinantes do processo de urbanização e do sistema urbano brasileiro. O estudo abrangeu três vertentes de análise. A primeira considera os processos económicos gerais que estão na base da estruturação e do desenvolvimento da rede urbana do Brasil. A segunda leva em conta os processos económicos regionais e seus desdobramentos na configuração e nas tendências da rede de cidades de cada uma das grandes regiões geográficas do país. A terceira refere-se à manifestação de processos característicos da tipologia da rede urbana - o tamanho, a função e a forma urbana -, enfocando essas manifestações seja para o país como um todo, seja para cada uma das grandes regiões geográficas. Essas três vertentes de análise resultaram em quatro produtos referenciais básicos, que configuram a rede urbana do Brasil: a) as redes urbanas das grandes regiões; b) a hierarquia da rede urbana; c) os sistemas urbano-regionais; e d) o quadro de composição das aglomerações urbanas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução, exceto para fins comerciais, desde que citada a fonte.
metadata.dc.type: Livros
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.