Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3109
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1960.pdfArquivo principal1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1960_Sumário_executivo.pdfSumário executivo411.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Modelando a demanda de crédito para veículos no Brasil: uma abordagem com mudança de regime
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1960: Modelando a demanda de crédito para veículos no Brasil: uma abordagem com mudança de regime
Modeling the credit demand for vehicles in Brazil: an approach with regime change
Authors: Mendonça, Mario Jorge Cardoso de
Sachsida, Adolfo
Abstract: Este estudo tem como objetivo estudar a demanda de crédito para veículos no Brasil. Com base no modelo com mudança de regime tipo Markov-Switching (MS), estimou-se uma função de demanda usando dados mensais agregados de outubro de 2000 a dezembro de 2012. Os resultados mostraram que a demanda por financiamento esteve sujeita a três estados distintos durante este período. O primeiro deles marca o estado em que o crédito foi determinado pelos fundamentos de mercado, sendo que o período em que ele mais se destacou foi um ciclo de forte e contínua expansão do crédito, que aconteceu entre 2004 e 2008. A este regime segue-se um estado relacionado à fase recessiva do ciclo de crédito fortemente influenciado pela crise econômica. O terceiro regime, que acorre num único ciclo entre dezembro de 2008 e outubro de 2010, aconteceu em decorrência das medidas anticíclicas adotadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) e governo federal, com o intuito de mitigar os efeitos da crise. Estas medidas promoveram a expansão do crédito de modo artificial, levando a um processo de formação de bolha que culminou com a necessidade da introdução das chamadas medidas macroprudenciais, de modo mais incisivo a partir de dezembro de 2010, quando já havia em curso uma tendência de contínuo aumento da inadimplência.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Interno: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.