Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3364
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1992.pdf500.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_1992_sumario_executivo.pdf32.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Previdência social e desigualdade regional no Brasil: uma abordagem multiescalar
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1992: Previdência social e desigualdade regional no Brasil: uma abordagem multiescalar
Social security and regional inequality in Brazil: multiscale approach
Authors: Caetano, Marcelo Abi-Ramia
Monasterio, Leonardo Monteiro
Abstract: O objetivo deste texto é analisar o impacto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) na distribuição regional da renda. O estudo examina os impactos da política previdenciária sobre a distribuição regional de renda no Brasil em distintas escalas por meio de um conjunto de testes econométricos. Usaram-se também medidas convencionais de equidade, como índices de Gini e de progressividade. Os resultados econométricos, com os devidos controles, indicam que a variável arrecadação por benefício está inversamente correlacionada com o nível do produto interno bruto (PIB) per capita. Isto indica, portanto, certa progressividade das transferências previdenciárias no Brasil. Ao nível municipal, um aumento de 1% do PIB per capita está associado ao aumento do quociente arrecadação/benefício de 0,73%. No mesmo sentido, a análise do índice de Gini para distribuição do PIB per capita por município sugere que tais transferências reduzem tal medida de 0,39 para 0,35. O estudo concluiu que o RGPS tributa mais fortemente as regiões mais ricas para pagar benefícios nas outras mais empobrecidas, qualquer que seja a escala municipal, micro ou mesorregional. Em todas elas, foi possível observar o caráter progressivo do RGPS.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Desenvolvimento Social: Livros
Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.