Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3445
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n149_Trabalho.pdf761.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Trabalho para o mercado e trabalho para casa : persistentes desigualdades de gênero
Other Titles: Comunicados do Ipea 149 : Trabalho para o mercado e trabalho para casa : persistentes desigualdades de gênero
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc)
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Assessoria Técnica da Presidência (Astec)
Abstract: Os estudos sobre uso do tempo têm se revelado importantes ferramentas no entendimento das desigualdades de gênero, em especial no mundo do trabalho e da política, e se constituído, cada vez mais, em fonte de interesse para movimentos sociais e de mulheres, acadêmicos e, em menor medida, gestores da burocracia do Estado. A partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) organizados e disponibilizados na 4ª edição da publicação Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, este texto tem por objetivo identificar padrões de desigualdades no tempo dedicado ao trabalho doméstico não remunerado por homens e mulheres no Brasil. Procurou-se fazer uma primeira leitura sobre fatores que poderiam determinar a alocação de tempo no trabalho reprodutivo para diferentes grupos populacionais. As informações apresentadas são estatísticas descritivas e, portanto, não permitem a realização de inferências sobre a existência ou não de relações de causalidade entre as variáveis. Estabeleceu-se também algumas considerações sobre correlação e levantou-se elementos para análises estatísticas mais aprofundadas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.