Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3453
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n142_Coabitação.pdf973.2 kBAdobe PDFView/Open
Title: Coabitação familiar e formação de novos domicílios nas áreas urbanas brasileiras
Other Titles: Comunicados do Ipea 142 : Coabitação familiar e formação de novos domicílios nas áreas urbanas brasileiras
Authors: Morais, Maria da Piedade
Rego, Paulo Augusto
Carvalho, Carlos Henrique
Nogueira, Raony
Pires, Murilo
Calixtre, André
Acioly, Luciana
Abstract: O objetivo deste comunicado é compreender os principais determinantes socioeconômicos da coabitação familiar e da formação de novos domicílios nas áreas urbanas brasileiras, a partir de uma abordagem quantitativa. Este trabalho pretende ainda verificar em que medida a coabitação familiar e a constituição de novos domicílios estão relacionados com as condições vigentes no mercado imobiliário, com vistas a subsidiar a elaboração de políticas habitacionais mais adequada à população jovem. Em nível metodológico esta investigação adota o método econométrico da regressão logística. A base de dados utilizada na elaboração do estudo é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD de 2009. Primeiramente, discute-se a coabitação e a dependência domiciliar a partir dos dados da PNAD de 2009. A seguir, faz-se um exame da formação de novos domicílios à luz dos estudos internacionais. Na sequência, apresenta-se os resultados sobre a formação dos novos domicílios para o caso brasileiro e, por fim, aborda-se as observações finais do documento.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Habitação: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.