Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3551
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n105_Banco.pdf429.41 kBAdobe PDFView/Open
Title: Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal : a atuação dos bancos públicos federais no período 2003-2010
Other Titles: Comunicados do Ipea 105 : Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal : a atuação dos bancos públicos federais no período 2003-2010
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (DIMAC)
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretor da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (DINTE)
Abstract: Este Comunicado tem por objetivo apresentar e analisar as funções desempenhadas pelos três bancos públicos federais brasileiros de atuação nacional: BB, CEF e BNDES, destacando seu papel: i) no fomento ao desenvolvimento econômico, ao direcionar crédito para setores específicos; e ii) na ação anticíclica, especialmente após a crise financeira de 2008. Os setores analisados são: indústria, agricultura e habitação, que tradicionalmente constituem setores de atividades em que o setor privado deixa lacunas, seja porque envolvem operações de prazo longo e incompatíveis com suas estruturas de funding, seja porque são setores econômicos cujos riscos lhes são inerentes, os quais o setor privado nem sempre está disposto a assumir. A escolha das três instituições reflete exatamente o cumprimento das funções clássicas de bancos de fomento desempenhadas por cada uma delas: o BNDES no financiamento de longo prazo (especialmente à indústria), o BB no financiamento ao setor rural e a CEF no crédito habitacional. O Comunicado está estruturado em 4 seções, incluindo esta introdução. A próxima seção oferecerá um panorama da atuação dos bancos públicos no ciclo de crédito recente. A seção 3 discutirá as operações de crédito do BB, BNDES e da CEF nos setores industrial, rural e habitacional, e a seção 4 fará as considerações finais. Este trabalho utiliza como base para suas análises mais gerais dados do Banco Central do Brasil, especialmente aqueles fornecidos nas Informações Financeiras Trimestrais (https://www.bcb.gov.br). A principal variável é o saldo das operações de crédito do sistema bancário doméstico.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.