Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3558
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n134_Evolução.pdf934.48 kBAdobe PDFView/Open
Title: Evolução da parcela do rendimento do trabalho durante a recente estabilidade monetária
Other Titles: Comunicados do Ipea 134 : Evolução da parcela do rendimento do trabalho durante a recente estabilidade monetária
Authors: Bruno, Miguel
Acioly, Luciana
Calixtre, André
Santos, Richard
Abstract: Este Comunicado tem como objetivo analisar o comportamento da parcela do rendimento do trabalho na renda nacional em três momentos distintos, nos anos de 1995, 2002 e 2009, tendo por referência o período recente da estabilização monetária, que resultou da implantação do Plano Real, em 1994. Além das informações de âmbito nacional, considera-se também a situação tanto nas grandes regiões geográficas como nos estados da federação brasileira. A distribuição funcional da renda nacional estabelece o peso relativo do conjunto dos rendimentos do trabalho no total do Produto Interno Bruto. Assim, a parcela do rendimento do trabalho indica o quanto da renda nacional é absorvida por todos aqueles que exercem as mais diversas atividades laborais assalariadas. As análises aqui apresentadas resultam da sistematização de informações primárias geradas pelo IBGE, por meio das Contas Nacionais e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Além disso, destaca-se que a realização do presente Comunicado, que antecipa parte dos resultados decorrente de estudos em desenvolvimento, contou com a participação de um coletivo de servidores do Ipea.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.