Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3653
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v44_n03_Caracterizacao.pdf288.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Caracterização e modificações no padrão regional de aglomeração industrial no Brasil no período 2003-2011
Other Titles: Characterization and changes in regional pattern of industrial agglomeration in Brazil for the period 2003-2011
Authors: Saboia, João Luiz Maurity
Kubrusly, Lucia Silva
Barros, Amir Coelho
Abstract: A partir da estrutura do emprego, dos salários e dos estabelecimentos segundo sua distribuição espacial e setorial, o artigo procura definir padrões de aglomeração para a indústria brasileira. Neste sentido, é utilizada a técnica de análise de grupamento aos dados das divisões da indústria nas mesorregiões do país. Foram identificados quatro grupos básicos em 2003 que evoluíram no período para se transformarem em cinco grupos em 2011. Tais agrupamentos se distinguem pela distribuição do emprego, dos estabelecimentos e dos salários pagos segundo o tipo de indústria. Embora boa parte das mesorregiões mantenha seu padrão no período analisado, há claros movimentos de mesorregiões entre os distintos grupos, principalmente em direção àqueles em que é mais expressiva a participação das indústrias difusoras/duráveis. Este resultado confirma a heterogeneidade do país, sugerindo que o desenvolvimento da indústria tem sido obtido por meio de estruturas industriais distintas regionalmente, porém em constante transformação.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3620
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos
Indústria: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.