Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3663
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2064.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open
td_2064_sumex.pdf35.18 kBAdobe PDFView/Open
Title: Aplicação do modelo fatorial dinâmico para previsão da receita tributária no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2064 : Aplicação do modelo fatorial dinâmico para previsão da receita tributária no Brasil
Authors: Mendonça, Mário Jorge
Medrano, Luis Alberto
Abstract: Este artigo tem por objetivo estimar o modelo fatorial dinâmico (MFD) bayesiano para previsão de arrecadação de uma amostra de tributos representativa da carga tributária brasileira, com dados mensais para o período de 2001 a 2013. O emprego do modelo fatorial possibilita reduzir a dimensionalidade do elevado número de tributos, levando em consideração as informações contidas nas relações existentes entre eles e permitindo a identificação dos fatores não correlacionados que trazem informação relevante subjacente à dinâmica dos tributos. Além disso, o componente sazonal das séries é modelado endogenamente, permitindo a obtenção de estimativas mais bem ajustadas aos dados e predições mais confiáveis – uma vez que a sazonalidade é uma característica marcante de certas séries de tributos. Confrontamos as previsões obtidas por meio do MFD com aquelas geradas pelo modelo linear dinâmico (MLD) aplicado para cada imposto separadamente e verificamos que o modelo fatorial traz ganhos consideráveis em termos de eficiência e previsão.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.