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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3692
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pereira, Rafael Henrique Moraes | - |
dc.contributor.author | Barros, Ana Paula Borba Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Morais, Maria da Piedade | - |
dc.contributor.author | Rego, Paulo Augusto | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2003-2008 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-07T15:20:15Z | - |
dc.date.available | 2015-04-07T15:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3692 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo apresenta análise de dois dos principais programas desenvolvidos pelo Ministério das Cidades (MCidades) no âmbito da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável: o Programa Mobilidade Urbana e o Programa de Descentralização dos Sistemas de Transporte Ferroviário Urbano de Passageiros. Inicialmente, resgatam-se três aspectos relevantes para a compreensão da atual situação da mobilidade urbana nas médias e grandes cidades brasileiras, tais como: i) mudança de abordagem da política federal no enfrentamento da questão do transporte e da mobilidade urbana observada nas últimas três décadas; ii) avanço das leis e normas jurídicas que tratam deste tema; e iii) breve diagnóstico das condições de mobilidade neste grupo de cidades entre 2003 e 2007. Em seguida, apresenta-se análise sintética dos programas do MCidades supracitados. Esta abarca o período 2004-2008 e destaca, além de características básicas dos programas – objetivo, público alvo, tipo de ações envolvidas etc. –, a coerência com a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável e o desempenho em termos financeiros. O presente trabalho apresenta-se mais como exercício de análise da política ao longo destes últimos anos do que como avaliação de política pública propriamente dita. O estudo expõe que a trajetória da política de mobilidade foi marcada por certa instabilidade institucional, o que prejudicou sobremaneira as condições de mobilidade nas cidades brasileiras. Percebe-se ainda que, apesar de haver processo de retomada da institucionalização da política de transporte urbano ao final da década de 1990 com a criação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano da Presidência da República (Sedu), os desafios presentes para a questão da mobilidade urbana permanecem ainda sem enfrentamento adequado com políticas que sejam integradas em nível interinstitucional e coerentes em nível intersetorial. Ao final, são realizadas algumas considerações sobre os programas analisados, bem como as tendências e os desafios que se colocam para o setor de transporte urbano no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico e desempenho recente dos programas federais de transporte público e mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title.alternative | Diagnosis and recent performance of federal programs for public transport and urban mobility | pt_BR |
dc.type | Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 451-469 : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de descentralização dos sistemas de transporte ferroviário urbano de passageiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078 | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar dois dos principais programas desenvolvidos pelo Ministério das Cidades (MCidades) no âmbito da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável: o Programa Mobilidade Urbana e o Programa de Descentralização dos Sistemas de Transporte Ferroviário Urbano de Passageiros. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Capítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2009 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2009. (Volume 2) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
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Livro_Brasil_em_desenvolvimento_2009_v_2.pdf | 4.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
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