Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3840
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2068.pdf384.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2068_sumex.pdf24.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Efeito na evolução da produtividade do trabalho da indústria brasileira devido a mudanças tecnológicas nas suas cadeias produtivas (1990-2009)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2068 : O Efeito na evolução da produtividade do trabalho da indústria brasileira devido a mudanças tecnológicas nas suas cadeias produtivas (1990-2009)
Authors: Bahia, Luiz Dias
Abstract: A especificidade deste trabalho é tentar fazer uma mensuração da produtividade do trabalho na indústria brasileira entre 1990 e 2009, considerando a cadeia produtiva e as relações intersetoriais de cada setor industrial – não o setor isolado; a produtividade do trabalho devido apenas às mudanças tecnológicas da produção do setor; uma mensuração dinâmica – todas as relações intersetoriais mobilizadas por determinada produção final do setor –, e não estática. Buscou-se observar como se compõe a produtividade do trabalho ao longo das relações intersetoriais devido às alterações temporais exclusivamente tecnológicas na indústria brasileira. Assim, pôde-se observar se elos para trás do setor, ou para frente, vêm influenciando –e como – a evolução da produtividade da cadeia. Assim, não parece que a indústria teria entrado em um período de degradação produtiva depois de 1999, ou mesmo de queda generalizada de produtividade do trabalho.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros
Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.