Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3848
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2071.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2071_sumex.pdf32.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Fortalecimento do sistema financeiro doméstico e o fluxo de capital para economias emergentes
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2071 : O Fortalecimento do sistema financeiro doméstico e o fluxo de capital para economias emergentes
Authors: Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Rocha, Katia Maria Carlos
Silveira, Marcos Antonio Coutinho da
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar o papel do sistema financeiro doméstico como mitigador de eventos de paradas súbitas e condicionante de fluxos de capital de um grupo de quatorze economias emergentes no período 1999-2013, em especial em face de cenários externos desfavoráveis, como aumento dos juros internacionais e aversão ao risco global. Os países analisados – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Indonésia, Malásia, México, Peru, Filipinas, Rússia, África do Sul, Tailândia, Turquia e Ucrânia – representavam, em agosto de 2014, aproximadamente 80% do índice de títulos da dívida de mercados emergentes (Embi Plus) e 60% do índice Embi Global. Procurou-se distinguir o efeito sobre diversos tipos de fluxos de capital: fluxo de entrada de investimento estrangeiro direto (FDI), fluxo de entrada de investimento em carteira (ações, títulos, derivativos e outros investimentos) e fluxo líquido (entrada e saída de todos os tipos de capital). O resultado suporta evidências de que o desenvolvimento do sistema financeiro doméstico propicia o aumento dos fluxos de entrada de capital e diminui a probabilidade de ocorrência de parada súbita destes fluxos. Este fato motiva políticas públicas que incentivem o desenvolvimento e fortalecimento do sistema financeiro doméstico nos países emergentes.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.